quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

Tecnologias....

As novas tecnologias possibilitam novas formas de comunicação. Os blogues, o YouTube, Olhares e tantos outros serviços disponíveis permitem que nos tornemos também produtores de palavras, imagens, vídeos e que, pelo menos em teoria, partilhemos as nossas produções (ainda que ninguém as veja, leia ou escute), com todo o mundo.

É verdade que muito do que se faz e publica pode não ter o menor interesse como produto acabado (podendo, no entanto, ter sido muito rico enquanto processo de construção), mas há também produtos que revelam agradar a muita gente e que assim abrem portas aos seus autores que tradicionalmente não conseguiriam transpor.Um exemplo é Kamini que se tornou famosos, em França, quando um vídeo caseiros, disponibilizados na Internet, começou ser vistos por milhares de pessoas.

Castells diz que o poder tem medo da Internet porque não a consegue controlar. Curiosamente, é de Espanha que vem um exemplo de como os políticos e os meios de comunicação tradicionais também sabem aproveitar e utilizar as potencialidades das tecnológicas.



Ver site

Sem comentários: