domingo, 10 de junho de 2007

A visita do excelentíssimo senhor

Não percebemos bem porque escolheu a nossa casa para visitar. Somos educados e por isso o recebemos, o que lhe iríamos dizer. Nós também sabemos que o senhor é um homem importante e já que diz que nos honra com a sua presença, que lhe podemos dizer?! Pois, muita honra também a nossa. Mas sabe, vai custar-nos um pouco organizar-lhe o almoço que pediu, é que o dinheiro nunca sobra ao fim do mês. E as dificuldades são muitas com três crianças em idade escolar. Esta terra sabe o senhor é terra de gente sem muito dinheiro, embora ali para a Serra se possam encontrar grandes casas, mas essa gente não é de cá, não sabe o que é viver aqui junto ao rio.
O senhor diz que vem comemorar connosco, mas isso de comemorar é uma outra coisa, é quando nasce uma criança e isso nos faz felizes, é quando um dos filhos termina com êxito um ano escolar, é quando alguém que nos é chegado arranja um bom emprego, é quando nos conseguimos juntar todos para uma volta de barco e uma caldeirada. O senhor diz que é dia de Portugal mas para nós isso tanto faz sabe, dia de Portugal é mais quando Portugal conquista qualquer coisa de importante ou quando regressa alguém que andou lá por fora muitos anos ou quando nos sentimos de algum modo contentes connosco próprios.
Sabe, não o vamos receber mal, sempre se arranja o almoço e alguém para vir tocar umas músicas. Mas não leve a mal, não leve mesmo a mal se lhe disser que festa é outra coisa, festa é quando chega alguém que amamos, que sentimos que é um dos nossos, isso é outra alegria.
~CC~

1 comentário:

João Torres disse...

Simplesmente lindo! Que dizer mais?