quarta-feira, 16 de maio de 2007

"São rosas Senhor!"

Valeu mesmo a pena esta manhã, passada com os meus alunos, futuros professores de Música, no Fórum Luisa Todi em Setúbal. Conceberam, produziram, encenaram e representaram um espectáculo musical para crianças dos 1º e 2º ciclos de escolaridade, baseado na história conhecida de D.Dinis e D. Isabel.
Aqui não importa o leit motiv, porque aquilo de que quero falar poderia ser a propósito de uma história de reis ou de outra coisa qualquer. Emocionei-me até às lágrimas ao vê-los tão empenhados em dar o seu melhor, tão entusiasmados com aquela festa, tão seguros de estarem a fazer bem o que tinham para fazer. As vozes no sítio, as emoções a compasso, as tiradas que fizeram rir uma plateia cheia de crianças pequeninas que se interrogavam sobre se os bigodes seriam de chocolate e se elas (as aias) eram mesmo princesas.
Foi boa a partilha final, a surpresa por me verem lá com as minhas filhas e eu fiquei a pensar com uma convicção quase profunda: é a pessoas assim que podemos confiar parte da futura educação dos nossos filhos. Pena é que possam vir a perder-se pelo caminho levados pelo pessimismo, pelas agressões de uma profissão difícil. Mas quero acreditar que esta boa luz não há-de perecer assim com tanta facilidade, quero acreditar que esta energia é mesmo "renovável".

1 comentário:

CCF disse...

Oh, que pena...de voltas trocadas, eu estava na que foi a tua cidade muito tempo, na obrigação incontornável das quartas! Mas a coisa que mais amo esteve lá! Ainda bem que te tocou tanto e foi bonito e aqueles alunos são mesmo especiais, sentia o mesmo quando lhes dava aulas.