terça-feira, 17 de abril de 2007

Um Sonho Infeliz ou....

... o poder das tecnologias ou, melhor ainda, o poder das pessoas....
Um Sonho Infeliz é o título de um projecto de escrita colaborativa da 3za e de uma turma de alunos do 4º ano do 1º Ciclo que ainda não conhece fisicamente. Grande parte do trabalho foi feito graças às tecnologias, que a 3za domina tão bem tendo sempre o cuidado de nos ir contando todas as suas descobertas . Por também estar ligado ao uso educativo das tecnologias apeteceu-me escrever aqui sobre esta história. Afinal foram as tecnologias que permitiram que se conhecessem virtualmente há mais de um ano quando a 3za deixou esta mensagem no blogue da turma:

(...)Quem sou eu? Sou uma aranhiça muito curiosa que vos descobriu hoje e ficou vossa fã! Beijinhos a todos e Parabéns também por este vosso espaço que está lindo! Muitos sucessos!

Foram também as tecnologias que forneceram a ferramenta para que a história tomasse corpo e fosse publicada para todo o mundo. Serão ainda as tecnologias que, no dia 30 de Abril, vão levar a 3za até junto deles como nos conta:

Dia 30 de Abril, lá vou eu de livros e viola ao ombro para finalmente os conhecer ao vivo.
Vou a conduzir. Sozinha sim (pela segunda vez para esses lados). A motivação é grande.

.. Mas devo confessar que mal comecei a pensar no que poderia escrever me apercebi que as tecnologias, embora importantes, não foram fundamentais... Fundamental foi existirem professores como a 3za e como a professora ou professor desta turma que as utilizam sem medo quando a "motivação é grande" (mesmo que isso implique conduzir sozinha) e que acreditam que:

a internet, bem usada, é um imenso espaço de liberdade (...) que nos permite encontrar e conhecer gente que vale a pena conhecer e dar passos só aparentemente pequenos...

Um grande abraço para a 3za Marques, agora que, também eu, tenho o prazer de conhecer ao vivo!

8 comentários:

Teresa Martinho Marques disse...

Um enorme abraço para ti e para as meninas que tive o prazer enorme de conhecer (sim, Cristina, ouvir-te é já conhecer-te)também por conta das tecnologias...
Mas, tal como tu, sei que é por existirem pessoas como vocês, atentas e empenhadas, que o que faço também tem vindo a chegar mais longe...
E, a propósito, deram conta de que são blogue em destaque no Correio da Educação da ASA desta semana? Parabéns por este canto tão especial que toda agente lê e obrigada por todos estes mimos... por me fazerem sempre sentir em casa.

CCF disse...

3za! 3za! Porque será que essa menção honrosa no Correio da Educação me faz lembrar de ti? Foste tu o passarinho que lhes soprou que ninguém nos lia?! Assim, qualquer dia temos que mudar o nome...Mas a única coisa que importa é a troca (de cromos claro...)
Assim, assim um beijinho doce.
~CC~

João Torres disse...

Olá 3za,

Sim o importante são as pessoas e aquilo que fazem com os meios que têm à mão sejam eles quais forem... A tua capacidade de fazer coisas não está apenas associada às tecnologias, tenho a certeza. Mas o que consegues fazer com elas é um exemplo para todos nós e por isso não resisti, mais uma vez, a trazer para aqui, para o nosso cantinho, mais este teu projecto de colaboração...

Já tinha reparado que estávamos em destaque no Correio da Educação e até "culpei" por isso as parceiras que também escrevem aqui... Não que isso seja mau, até fiquei contente com essa referência, mas com elas a escrever é mais difícil ter um "Blogue que ninguém lê"... até porque somos pelo menos 3 a ler o que escrevemos e só essa partilha a 3 já é uma experiência muito positiva...

Um beijo grande e até um destes dias!

Ps. levarias a mal se me oferecesse para ser teu "motorista" no dia 30? Adorava também eu conhecer os alunos e professores que desenvolvem o blogue e, claro, ouvir-te tocar viola!

Cristina Gomes da Silva disse...

Ai 3za, nem sem que te diga, aliás, acho que já te disse uma vez: Se eu tivesse tido (só) uma professora como tu...

Beijinhos com luz lá dentro

Anónimo disse...

Também sou fan da 3za!

E Cristina, também já lhe disse o mesmo.

Anónimo disse...

Oh pra mim toda coradita!!! Vocêêêês...
Gosto de trocar cromos e mimos convosco!
Quanto a 30... falas a sério JT? Por um lado eu tenho mesmo de treinar a minha autonomia... portanto devo mesmo ir a conduzir (imponho-me, para aprender a gostar e perder o receio de andar sozinha por aí - é terapia. Será a minha segunda viagem), por outro se os queres conhecer... podes sempre arriscar ser conduzido... só que vou sair tipo 6:15 /6:30 porque tenho de ir primeiro a casa da mana... Ver o afilhado (também de levantam cedo)... depois ir ao JInfantil dela estar com os meninos e só perto das 10 vou ter com a Zami à escola dela. Faço-te outro desafio. Penso que seria melhor para ti ires lá ter se a vontade se mantiver e o tempo te deixar... Em princípio será das 9:30 às 12:30/13... e venho a correr para casa pois almoçarei aqui com a minha bicharada (é muito o trabalho para dar resposta e temos de preparar a feira das BEs... como habitualmente não almoço tenho estes horários meio loucos...). Serve assim? É pouco ecológico, eu sei... mas para os dias me chegarem eu levanto-me sempre antes das 6... não são horários de gente... :) (e assim podes aproveitar melhor o teu dia e fazer o trajecto directamente apartir de Setúbal). Diz coisas.

João Torres disse...

Olá 3za,

Claro que falo a sério! E qualquer das duas hipóteses estará bem para mim... Se a professora da turma também não se importar depois mando um mail para combinarmos os pormenores.

Um abraço
João

Anónimo disse...

Já escrevi à Zami a perguntar. Penso então que será melhor a versão menos ecológica para me obrigar a não continuar o "penduranço" de uma vida... :) Vais lá ter mais tarde (até porque primeiro ainda estarei com a família). Depois combinamos melhor (envia-me mensagem por mail... não tenho um endereço teu, só o do CRIE... é esse? E trocamos depois números de telemóvel para depois lá se surgir algum desencontro).
Abraço