terça-feira, 23 de janeiro de 2007

"Este blogue é pelo sim no referendo!"

Encontrei este slogan aqui e pensei que se este fosse um blog muito lido também gostava de partilhar o slogan, mas mesmo não sendo cá vai alguma da inquietação que não me larga até 11 de Fevereiro. Li noutro sítio um texto de Júlio Machado Vaz de onde retirei o excerto abaixo
"...Cabe-nos lutar para que um povo capaz de semear bandeiras alegres nas janelas em apoio a uma selecção, ou demonstrar comovente solidariedade branca com Timor, não se recuse, melancolicamente, a demandar uma assembleia de voto para pôr fim a dramas que acontecem – clandestinos ou nem tanto… - no meio dele...." . Eu também gostava de estar optimista como ele, mas não sei se confiaria o resultado de 11 de Fevereiro, com igual grau de confiança, aos que puseram bandeiras nas janelas e aos que souberam demonstrar uma comovente solidariedade branca com Timor. É que não me parecem causas equivalentes nem em dimensão, nem em efeitos, nem em consciência. Talvez seja elitismo/snobismo da minha parte; talvez porque não goste de futebol nem do que se passa nos seus bastidores (muito antes do livro da Catarina Salgado); talvez porque ache que a questão da despenalização do aborto é socialmente, muito mais fracturante do que as rixas futebolísticas; talvez porque nunca o tendo feito e, como já tive oportunidade de o dizer aqui, tendo tido o privilégio de ter podido escolher ter as minhas duas filhas, talvez poque me é muito difícil pactuar com hipocrisias; talvez por isso tudo a minha escolha no dia 11 recaia no SIM.

7 comentários:

lobices disse...

...eu leio

Cristina Gomes da Silva disse...

obrigada, deve ser dos poucos.

Anónimo disse...

Eu também e gosto muito.

João Torres disse...

Olá,

Por mim, podes tirar as aspas do título... Como tu, também detesto hipocrisia e por isso também voto SIM.

Cristina Gomes da Silva disse...

Olá pareceiro João, as aspas apenas querem dizer que não sou autora do slogan e que sou devedora a quem o inventou, mesmo que o não conheça. Em qualquer acto de cidadania, ou outros, estaremos sempre sózinhos connosco próprios no momento da decisão, mas saúdo-te por também dizeres aqui o que vais fazer a 11 de Fevereiro.

Cristina Gomes da Silva disse...

Errata: na primeira linha leia-se parceiro em vez de pareceiro.

João Torres disse...

Olá Parceira....

Compreendi o sentido das tuas aspas... Apenas queria dizer que, pela minha parte (agora que somos 3), poderias também aqui fazer um título igual ou parecido mas sem necessidade de aspas. Penso que, às vezes, devemos vestir algumas camisolas e clarificar as nossas posições. Não sei se os o blogues também podem ser pelo sim ou pelo não, mas as pessoas que neles escrevem podem certamente... e, neste caso, já sabemos claramente que duas das 3 que aqui escrevem são pelo sim!