quinta-feira, 14 de dezembro de 2006

Para que serve um blogue?

Para que serve um blogue?
Cada pessoa terá certamente uma resposta diferente. Conheço blogues de professores e de alunos muito interessantes; blogues de jornalistas que escrevem o que lhes apetece sem passar pelos crivos dos editores; blogues de soldados que contam notícias da guerra; blogues de adolescentes que contam os seus desabafos; blogues de poetas que publicam os seus poemas; blogues de fotógrafos que partilham as suas fotos, blogues de políticos que escrevem sobre as suas ideias, blogues cheios de humor de onde não saímos sem dar uma valente gargalhada; blogues de pessoas invisíveis que nem querem que se saiba quem são e até este, imagine, que ninguém lê!

Ando a ler um livro que se chama "Dernier courrier avant la nuit" do Sérge Réggiani. Esse livro é composto por cerca de 40 cartas que o autor dirige a outras tantas identidades. A maioria são dirigidas às pessoas que com ele se cruzaram, ao longo da vida. Outras ainda são dirigidas a lugares, como Paris ou Itália, e a última, que ainda não li, a ele próprio.
Muitos dos destinatários já não se encontravam vivos quando as cartas foram escritas. Há mesmo uma para o filho que se tinha suicidado há mais de uma década. Nem todas são palmadinhas nas costas ou apenas recordações de bons momentos. Li uma particularmente dura para um realizador que o dirigiu num dos seus filmes.

Réggiani, que foi actor, cantor e pintor, publicou este livro, no final da década de 90, para dizer a todos, antes de ele também partir, algumas coisas que não queria levar com ele.

A qualidade da maioria dos textos, desculpa Réggiani, nem é do melhor que já tenho lido (estando mesmo assim muito acima daquilo que eu conseguiria escrever) mas tenho a certeza que o livro não é um livro que ninguém lê e que muitos, como eu, sentem curiosidade pelo facto de admirarem o cantor, o actor ou o pintor e não resistem a comprar este livro.

Mas, se muitos blogues já se transformaram em livros, penso que este livro se transformaria num blogue! No fundo é um conjunto de textos que foram escritos principalmente pelo prazer da escrita, e pela partilha do que estava lá dentro atravessado.

Claro que os blogues servem para muito mais do que partilhar as palavras que temos atravesada. Mas, não foi assim que começaram? Dando a todos o direito à escrita das suas "cartas" e permitindo que os destinatários as viessem ler (ou não)! Esta tecnologia veio permitir que todos estes nossos "recados" fossem publicadas e estivessem acessíveis de uma forma muito simples e a um preço muito baixo. Claro que nem sempre se publicam textos de qualidade e nem sempre é feito o melhor aproveitamento deste recurso mas também é por isso que alguns blogues... ninguém lê!

E na opinião de todos aqueles que passam por aqui sem ler, para que serve um blogue?

4 comentários:

Cristina Gomes da Silva disse...

Para mim serve para (con)versar convosco e para levantar véus de vez em quando...

CCF disse...

Sempre adorei escrever e conversar, isto serve estas duas pequenas paixões minhas. Vou desaparecer por uns dias...mas volto. Sigo rotas e roteiros em busca de mim (e de mim contigo em viagem).
Não se esqueçam de mim companheiros que mais ninguém lê e outros (poucos) que costumam vir aqui ver.

João Torres disse...

Olá CC,

Boas viagens...
Um abraço
JT

Teresa Martinho Marques disse...

Serve para... entre muitas coisas... descobrirmos coisas sobre nós próprios.