domingo, 17 de dezembro de 2006

Interne, blogues jornais e plágio...

Soube, através do blogue de ecuaderno de José Luis Orihuela, de um caso de plágio muito recente em Espanha.
Resumindo a história, um polícia de 47 anos, que escreve uma coluna para um jornal local, encontra um texto de que gosta num blogue (Orsai) e publica-o como sendo seu, sem nunca referir onde o encontrou. O autor do texto original telefona-lhe e faz uma entrevista onde, entre outras coisas, lhe pede autorização para republicar o texto. Curioso é que a autorização é concedida pelo polícia que acha natural apoderar-se de textos e opiniões que encontra na Internet porque, e as palavras são suas, "No es robar... Internet creo que es un medio común, general, y si no viene identificado pues no se llamaría robo." De referir que o texto está publicado num blogue onde há uma ligação directa para informação sobre o autor.

Já agora, vale a pena ler o texto original, mesmo estando em castelhano (El nuevo paraíso de los tontos), uma vez que trata dos tontos na era digital! Penso que além de reflexão sobre os tontos da era digital faz falta também alguma reflexão sobre os chico-espertos da era digital!

1 comentário:

CCF disse...

O Pedro Rolo Duarte na Janela Indiscreta há pouco tempo bem dizia que este mundo(WEB) não revela só gente inteligente, revela também muito tontos e tolos.
A Net está longe de ser um lugar santo(se é que tal coisa existe).
bjs
CC