quinta-feira, 23 de novembro de 2006

Si c'était à recommencer

Não me orgulho de tudo o que tenho feito, mas também me arrependo de pouco (ou nada... a não ser, talvez, ter formatado o computador da CC)! Sei que muitas vezes as escolhas que fazemos não são as melhores (o computador não foi uma escolha... foi um engano!), mas... penso que mesmos os erros que cometemos nos ajudam a crescer (será mesmo assim amiga psicóloga?) e por isso também eles têm a sua importância.

Uma das minhas musicas preferidas, cantadas pelo Serge Réggiani, fala disso. Admiro quem vive bem com o que é e não culpa terceiros pelo rumo da sua vida! Gostava, daqui a muitos anos, poder cantar como Réggiani (principalmente a parte a negrito!):

Si c'était à recommencer

Si c'était à recommencer
Si je devais refaire ma vie
Je voudrais naître en Italie
Au mois de mai
Je voudrais être ce gamin
Qui courait pieds nus au soleil
Parmi les chèvres et les abeilles
Ne changez rien

Si c'était à recommencer
Dans un monde à feu et à sang
Je voudrais être l'émigrant
Que j'ai été
J'aim'rais repasser la frontière
Et sans capuche ni manteau
Redébarquer à Yvetot
Un soir d'hiver

Si c'était à recommencer
J'aim'rais un jour avoir vingt ans
Etre con et perdre mon temps
Dans les cafés
J'aimerais traîner mes illusions
Dans des décors de cinéma
Même s'il faut avoir l'estomac
Dans les talons

Si c'était à recommencer
J'aim'rais revoir tous mes amis
Même celui qui m'a trahi
C'est oublié
Je voudrais revivre ces heures
D'espérance et de désespoir
Ces nuits blanches et ces matins noirs
Un vrai bonheur

Si c'était à recommencer
J'aim'rais aimer les mêmes femmes
Je ne veux pas saouler mon âme
D'autres baisers
Je voudrais qu'il ne manque pas
Une larme, une déchirure
Au revers de mes aventures
Mea culpa

Si c'était à recommencer
J'aim'rais habiter le Midi
Y passer dix ans de ma vie
A tes côtés
Je voudrais avoir cinq enfants
Pas un de plus, pas un de moins
Et les revoir tous un à un
Prendre le vent

Si c'était à recommencer
Je suivrais le même chemin
Je manquerais les mêmes trains
Sans un regret
Je voudrais ne rien effacer
De mes joies, de mes solitudes
Qu'on n'oublie pas une virgule

A mon passé...

Letra de Sylvain Lebel

A verdade é que também admiro quem consegue, num poema, contar toda uma vida!

2 comentários:

Anónimo disse...

Não sei que te diga. Afinal também tens uma pasta de poemas bem recheada. Parece-me que ainda acabas por paragens mais francesas. O apelo é grande. Força.

Segunda feira estou aí.

CCF disse...

João(zinh0)

Sabes que para mim "formatar" é dar forma...assim não me pareceu mal que desses nova forma ao meu disco...agora apagar...não é verbo que eu goste, eu cá não apago nada, eu vou acrescentado...pelo menos até aos 65!
Entre TIC e PSI há destas coisas, usamos a mesma língua mas nem sempre nos compreendemos. O melhor é usar a poesia.
Beijinho e deixa lá isso...
CC