sexta-feira, 27 de outubro de 2006

Serviço público de televisão!

Hoje, sabendo que o dia de trabalho não terminaria antes das 21:00, resolvi preguiçar um pouco e liguei a televisão logo de manhã (às 8:30) num dos meus canais favoritos, TV5 Monde. Quem me conhece sabe que, por ter vivido em França, gosto bastante da cultura francesa. Costumo dizer que sobretudo dos queijos e da música, mas poderei ainda incluir os vinhos!
O programa que começou a essa hora, "La Ruée Vers L'air", apresentado, com muito bom humor, por Hélène Laurca (na foto) deixou-me deliciado e com uma grande vontade de marcar as próximas férias na região dos Pirineus. Mais do que mostrar monumentos ou paisagens, falou de pessoas e com pessoas.

Falou com uma professora que pensou ficar um ano, quando foi colocada numa pequena aldeia da região, e acabou por ficar mais de 30. Falou também com uma "pastora" que criava os seus rebanhos, mas também tratava da lã das suas ovelhas e a transformava até a vender convertida em peças de vestuário!

Falou ainda com produtores de frutos dos bosques que exportavam compotas feitas com os produtos que colhiam. No fundo mostrou, mais que a região, as pessoas da região. E mostrou gente com projectos de vida que, no campo, pareciam viver muito felizes!

Quando falei disso, hoje lá no emprego, disseram logo que eu era suspeito porque gostava de tudo o que era francês! No entanto não me lembro de ter visto nada parecido na nossa televisão!

Bem precisávamos, de vez em quando, que algum canal se lembrasse de fazer serviço público, mesmo que fosse às 8:30 da manhã!

Sem comentários: