domingo, 29 de outubro de 2006

Marie Antoinette

Fui ver o filme "Marie Antoinette" com o meu filho. Como tem amanhã, de manhã, teste de Ciências aproveitamos uma sessão por volta das 18:30 para não chegarmos muito tarde. No caminho ia arranjando argumentos para o convencer de que tinha sido uma boa escolha contando-lhe onde tinha sido filmado e que se baseava numa biografia de uma rainha francesa. Foi então que ele me deu uma verdadeira aula de história demonstrando que sabia muito bem ao que ia (raramente o consigo enganar!) e quem tinha sido (bem melhor que eu) a personagem principal de origem austríaca! Sabia que no fim "perderia a cabeça", o nome do rei com quem foi casada e a famosa frase dos tempos em que o povo francês não tinha pão para comer.

Penso que ambos gostamos do filme, mas eu gostei particularmente dos momentos de partilha (de conhecimentos de história e de pipocas) no meio de umas semanas cheias trabalho onde nem sempre se consegue arranjar tempo para as coisas verdadeiramente importantes...

Já agora, alguém reparou numa cena onde aparecem uns ténis que não poderiam existir naquela época?

2 comentários:

Anónimo disse...

...eu reparei e pensei que tinha sido erro de produção, mas se juntarmos ao rock do baile de máscaras, as marcas da contemporaneidade e da adolescência estão lá, só para nos lembrarmos de como apesar do fausto, mesmo as rainhas, por serem tão novas obrigadas ao sacríficio individual em nome do bem público, eram tão pouco felizes. Outras eras, outros sinais, mas a mesma condição, a de sermos humanos.

João Torres disse...

Ainda bem que mais alguém reparou! Concordo contigo Cristina, as marcas estão lá de propósito... e muito bem!