quarta-feira, 12 de março de 2008

Uma tarde especial...

Já algumas vezes apontei para a sua teia, quase sempre, por não resistir a partilhar as deliciosas descrições de episódios de sala de aula. Há um jeito especial no modo como a 3za faz as descrições, no modo como nos fala dos sorrisos dos seus alunos....

Ontem tive oportunidade de assistir a uma sessão sobre Scratch que dinamizou na escola. Fui cheio de expectativas! Mais do que características técnicas e potencialidades do programa ia poder ouvi-la falar de tudo o que está a acontecer este ano com os seus alunos, dos sorrisos e pedidos de mais tempo para com ela crescerem....

Encontrei-a ainda no estacionamento... Logo no curto caminho até à escola percebi que afinal, mesmo altas, as expectativas podiam ser superadas! A sessão não seria dinamizada pela 3za, ou pelo menos só por ela. Seria dinamizada por alunos do 5º e 6º anos que, de forma voluntária, quiseram ajudar alguns professores a dar os primeiros passos com esta linguagem de programação.

Eu fui acompanhado pela Mada que fez um óptimo trabalho! Dei uma volta pela sala e percebi que os colegas da Mada, embora não tendo havido nenhum critério especial na sua escolha, não eram menos competentes. Com esta ajuda fomos explorando o programa e esclarecendo todas as duvidas que surgiam...

Ia jurar que a determinada altura vi mesmo um aluno a mostrar a uma professora como era fácil publicar informação num blogue!

É impressionante o que nos podem ensinar e o que podem aprender se acreditarmos neles como a 3za acredita!

Só posso terminar com um grande obrigado... à Mada, à 3za, à Gi e a todos os colegas da Mada que tão bem dinamizaram esta oficina que ficará na minha memória como parte de uma tarde especial!

Por mim não precisas de voltar a colocar fotografias.... Cada vez que falares nos seus sorrisos bastará fechar os olhos para os rever!

Um grande abraço

3 comentários:

Teresa Martinho Marques disse...

Obrigada João... Vou partilhar com eles as tuas palavras. Ai a quantidade de sorrisos que vou ver!!! Um prazer que tenho todos os dias... :)

Diabinha disse...

Olá, eu sou a Mada e gostei muito de teres falado sobre mim.Obrigada!!

By:Mada

João Torres disse...

Olá Mada...

Eu é que agradeço teres sido tão simpática e eficiente na sessão!

Um grande abraço
João