domingo, 25 de novembro de 2007

Itineraire d'un enfant gâté

Fiquei com vontade de ver mais coisas do Claude Lelouch quando vi "Les uns et les autres". Tenho visto outros dos seus filmes uma vez que, felizmente, há muitos e são relativamente fáceis de encontrar por cá.
Ontem vimos "Itineraire d' un enfant gâté". Digo vimos porque o A. veio sentar-se ao meu lado e ficou preso com a história. O título em português ficou "Itinerário de um vida". Prefiro o original. Este menino, estragado com mimos, que cresce ao longo do filme, é interpretado por Jean-Paul Belmondo que, pelo seu desempenho, recebeu um "César". O menino, abandonado aos 3 anos de idade, depressa aprendeu que para ser mimado teria que ser ele tratar disso. Depois de uns anos como artista de circo, aos 18 uma queda tira-o da pista e manda-o directamente para a equipa de limpeza. Começou então a criar máquinas que lhe tornassem a tarefa menos difícil e anos depois tinha um império de limpeza com 12 mil funcionários. Os sonhos estão sempre lá. A vontade de se mimar e de fazer o que lhe apetece continua pela vida fora, mesmo quando já tem netos.

Mais um filme de que gostei!

2 comentários:

paula disse...

Impressionante o filme "les uns et les autres". Vi-o no dia em que fiz 11 anos, numa ida ao cinema com a familia. Foi a primeira vez que ouvi o Bolero de Ravel.
Apesar de ser uma miuda, nunca mais me esqueci da história.
Um abraço

Anónimo disse...

Gostei de ler este texto, concordo com tudo, o que é raro em mim , dizem . Mas na verdade o título é uma imbeclidade, lembra um roteiro de garagista ou de bairro.
bem-hajam ! jDrm