domingo, 21 de outubro de 2007

Dúvidas à consideração de vossas excelências (I)

Vossas excelências, pode nem parecer, mas gosto de políticos. E gosto de os ver sorrir como agora ao assinarem um tratado. E há uma boa razão para se sorrir, o tratado tem um nome bonito: Lisboa! Parece que o rio corre quando lhe dizemos o nome e o sol vem logo enfeitar a paisagem das colinas.

Mas vossas excelências deviam explicar-nos as outras razões que vos levam a sorrir. Pois, também disseram que foi porque se saiu de um impasse de 7 anos, mas como há guerras que duram há mais tempo e ditaduras ainda mais velhas do que as guerras, não percebemos muito bem tanto contentamento. É verdade, há também o prazer da assinatura em conjunto e o consenso tem sempre algo de comovente. Depois procurei perceber mais...e parece que há 10 mudanças realmente importantes que fundamentam o sorriso.

Uma delas é que"Do Tratado emerge a figura do Presidente do Conselho Europeu. Este cargo será eleito por dois anos e meio e pode ser renovado uma vez. Segundo o actual presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, a importância deste novo cargo prende-se com o seu papel de «dar continuidade aos esforços das presidências» rotativas dos 27, que continuam com a duração de seis meses" (1)

O conceito de mudança, vossas excelências, pensava estar associado a ideias, rumos, desenhos ou mesmo sonhos...isto para a Europa, claro! Mas isto não passa de uma pequena dúvida ou de uma falta de clarificação de conceitos, que logo estará resolvida na leitura das outras 9 mudanças. Espero ainda poder sonhar.
~CC~

Sem comentários: