domingo, 30 de setembro de 2007

Scratch


Papert defende que as crianças podem, e devem, programar computadores desde tenra idade. Criou a linguagem da tartaruga (Logo) e, por tudo o mundo, as crianças começaram a dar ordens aos computadores para fazer desenhos no écran. Há uns anos vi crianças, que ainda não tinham 6 anos, a comandar a "tartaruga noninha" que, sobre papel cenário, deixava rasto pelo chão da sala do infantário. Os comandos eram simples mas o poder de decidir o que fazia estava nas mãos daquelas crianças e sobretudo nas suas cabeças.

No MIT, a que Papert está ligado, os cientistas continuam a desenvolver linguagens de programação, cada vez mais acessíveis e poderosas, vocacionadas para os mais jovens.

Scratch é uma dessas linguagens de programação que permite, a crianças a partir dos 8 anos, fazer projectos onde podem juntar imagens em movimento com sons para depois, com um simples clique, os partilhar com todo o mundo. Nem é preciso saber escrever! Basta ler, ter imaginação e sobretudo pensar!

O programa pode ser descarregado gratuitamente e existe já para Windows e Mac estando prevista uma versão para Linux para o fim de 2007. Descobri-o num encontro promovido pelo Centro de Competência CRIE da Faculdade de Ciências, na passada quarta-feira. Hoje falei dele ao meu filho de 13 anos e passado pouco tempo estava entusiasmado com o seu primeiro projecto de programação! O resultado foi o Catfoot e por detrás das horas que passou com o projecto há muita matemática, acreditem!

Parabéns A...

1 comentário:

CCF disse...

É preciso que a escola teça alianças com este tipo de aprendizagem, temos que abrir novos caminhos...fiquei curiosa, é pena que o tempo não chegue para tudo o que precisava de aprender.
~CC~