domingo, 2 de setembro de 2007

A net tem destas coisas!

Exposição Retrospectiva de Ricardo Casimiro, Escultura cerâmica contemporânea
ESE de Setúbal - 14 a 25 de Maio de 2007

Quando vi, no átrio da escola, as peças de cerâmica de Ricardo Casimiro pensei tratar-se de uma oportunidade para tentar aprender um pouco mais sobre fotografia. O meu gosto pela fotografia é recente e os resultados nem sempre são famosos. No entanto, sempre que vejo alguma coisa, que considero realmente bela, começo a pensar que gostaria de ter a máquina à mão nesse momento...Foi o que aconteceu com as peças do Ricardo. Como neste caso a exposição ficou tempo suficiente, um dia levei a máquina para fotografar as peças que me fizeram lembrar uma personagem de um filme de ficção cientifica que vi há mais de 20 anos.

Não sei se esta "paixão" pela fotografia pode ser dissociada da possibilidade de, pouco tempo depois de fazer um clique, graças à Internet, podermos submeter o resultado à apreciação de outros amantes da fotografia e, assim, sentir-mo-nos parte de uma comunidade que partilha, pelo menos, um gosto connosco.

Qual não foi o meu espanto quando a foto acima, muito depois de ter sido disponibilizada, recebeu um comentário de alguém que dizia gostar da foto mas muito mais da obra fotografada uma vez que se tratava de uma peça sua! O autor encontrou a referência ao seu nome através de um motor de busca e assim a fotografia em causa num site, dedicado a fotografia, que nem conhecia. Assim, um pouco por acaso, graças à Internet encontrei o autor das peças de que gostei tanto e ele encontrou imagens do seu trabalho!

Muito haveria a dizer sobre encontros e desencontros através da Internet. Conheço pelo menos duas pessoas que encontraram os actuais companheiros algures nas teias da rede e, em ambos os casos, as relações, que parecem estar pelo menos tão bem que muitas nascidas nos bancos dos jardins públicos, das escolas, dos bares ou das discotecas, deram já frutos.

Confesso que, embora não me sinta ainda preparado para isso, o meu sonho enquanto fotógrafo (amador) de coisas belas seria o de fotografar o corpo de mulher. Na minha opinião é (e desculpa Casimiro) a melhor obra de arte jamais produzida e fotógrafos(as) como Amanda.com, por exemplo, conseguem captar toda essa beleza.

Quem sabe se não será também a Net a trazer-me um dia a modelo ideal.... Fico à espera, enquanto treino com monumentos, flores, janelas e peças de cerâmica!

3 comentários:

Cristina Gomes da Silva disse...

Modelo ideal???!!! Acho que estamos em desacordo, julgo que o segredo está no olhar. De qualquer modo não me parece grande ideia ficar à espera...lembra-te da história da nêspera :)

João Torres disse...

Não sei se os nossos "modelo ideal" terão o mesmo significado... Não conheço a tal história das nêsperas mas continuo a pensar que, mesmo tendo que esperar algum tempo, há coisas que só se fazem com pessoas "ideais" (pelo menos nesse momento), seja isso o que for!

Cristina Gomes da Silva disse...

A história da nêspera...eu trouxe-a aqui no dia 6 de julho. Vai lá ver.

Qto ao resto tens razão, pelo menos em teoria :)