segunda-feira, 23 de abril de 2007

escolho dois...

Por ser o dia dele...escolho dois.

O primeiro por ser dos mais recentes o que mais me tocou. Intitula-se "À procura de Sana" e é de Richard Zimler, uma viagem à Palestina, um dos lugares mais complexos do mundo. Cada palavra nos explica mais e mais como é que o ódio pode nascer quase lado a lado com o amor e como é que eles se misturam numa grande e fina teia. Consegue ainda explicar o 11 de Setembro de forma única e absolutamente fantástica, como um voo imenso de uma mulher em direccão ao fim da sua história e das nossas histórias.

O segundo é o livro de uma vida, no sentido em que ele vive junto a nós dia a dia, sem nos largar a cabeceira da cama e o coração. Quando, para um trabalho escolar da minha filha tive que escolher um, escolhi a antologia poética de Sophia de Mello Breyner, trata-se talvez da primeira antologia dela e por isso é velho e está a desfazer-se. Tem além dos poemas do mar que fazem dele a minha escolha, a assinatura a lilás da própria Sophia e foi-me dado por um actor amigo, uma das primeiras pessoas em Portugal a morrer com Sida. Era também um dos livros da vida dele e perante a morte, deixou-o nas minhas mãos. Da minha filha, via professora dela, ouvi que que aquele livro não podia ser a minha escolha porque não tinha princípio nem meio nem fim e não contava uma história. Expliquei pacientemente que o livro estava cheio de histórias e que para ser-se livro não se precisa de ter princípio nem meio nem fim. Sei que ela percebeu e de vez em quando vai buscá-lo. Os poemas devem começar a ser lidos na infância, mesmo que nessa altura sejam apenas a música das palavras.

Tenham um bom dia com eles.
~CC~

2 comentários:

João Torres disse...

Não conheço o segundo. Talvez por não ter começado cedo a sentir a musica das palavras. O primeiro foi um dos livros de que mais gostei e, até agora, o meu preferido do autor.

Anónimo disse...

O que se pode encontrar à procura de Sana!...
Uma estrela de gente, por exemplo. Uma estrela a pular de vida e festa e futuro.
Um bom dia com eles.
JJ