sexta-feira, 16 de março de 2007

Visitas regulares

Não tenho deuses nem lugares santos.
E isto que é verdade não é afinal bem verdade.
Tenho lugares sim.
E até lhes faço visitas regulares.
Uma vez por ano vou ao museu Sebastião da Gama em Azeitão. É um museu pequenino que fica numa curva e passa despercebido se ainda não o tivermos descoberto. Só tem poemas e fotografias e alguns objectos, coisa modesta pois, nada parecido com as maravilhas tecnológicas que por aí se podem descobrir. Mas desde a primeira vez que me encanta quase tanto como a personagem do homem, professor e poeta. É hoje com os estudantes e como lhes tenho que dar uma razão mais lógica que simplesmente a minha emoção, digo-lhes que é para perceberem a ligação íntima entre a poesia e a profissão de professor. Tenho assim lirismos de contágio. E o dia está lindo hoje e podemos sentir a serra a abrir como uma flor.
Também conheci uma data de gente que ama aquele lugar e a personagem. A mais intrigante e mais complexa é a viúva do Sebastião da Gama. Quando a conheci, disse-lhe: Tenho tanto prazer em conhecer a viúva do Sebastião! E ela disse-me com um ar grave e um pouco zangado: Mas eu não sou a viúva, eu sou a mulher dele!
~CC~

PS- Dia 10 de Abril, no museu em Azeitão, pelas 17h30, comemoração do aniversário de Sebastião da Gama. Mais um fim de tarde a entontecer pela poesia.

1 comentário:

Jorge disse...

Todos temos lugares santos...