quarta-feira, 7 de fevereiro de 2007

Quando a diferença não faz sentido...

Elas nasceram como cogumelos, elas expandiram-se em todas as direccções, elas significaram "desenvolvimento", elas eram o orgulho dos autarcas, dos políticos, dos arautos das boas novas...que seria de um país sem um vasto e ambicioso Sistema de Ensino Superior?! Lá fomos embalados em mais uma conversa semelhante à da campanha do Trigo, da Soja, das "Minhocas"...e mais uma dúzia de coisas que temos vindo a perseguir neste país na crença de que o futuro passa certamente por ali. Agora é o que se sabe; um sistema de Ensino Superior frágil, desconfigurado, palidamente à procura de rumo...e com claro excesso de docentes face às suas necessidades. Contudo, estes, podem ter dado o seu melhor 5, 10, 15 anos...que ao contrário de todos os outros profissionais nem direito a subsídio de desemprego terão quando lhes chegar o "passe bem, gostámos muito, mas já não precisamos de si". Que anda esta gente a fazer? Porque negam a cada ano que passa um direito elementar que a todos os outros professores contempla? Será da palavra "superior"? Ser do "superior" deve querer dizer que não se precisa de comer, de beber, de pagar a conta da água e da luz, de dar escola aos filhos...Fica-lhes mal e, ainda por cima, se feitas as contas, não devem ser mais que uns meros trocos no orçamento de Estado.

Para além de achar uma injustiça, também me custa te ver diferente de ti, isto é, na outra margem do rio. É que caminhámos muitas vezes juntos, equacionado a justiça do mundo.

E tu também sabes que eu amo muito o que faço.

~CC~

2 comentários:

Anónimo disse...

Também sei. E do lado de cá do rio. Do lado da justiça, do amor e da luta, deixo aqui,solidário, o meu abraço de mar e poesia.

Porque os outros se mascaram mas tu não
Porque os outros usam a virtude
Para comprar o que não tem perdão
Porque os outros têm medo mas tu não

Porque os outros são os túmulos caiados
Onde germina calada a podridão.
Porque os outros se calam mas tu não.

Porque os outros se compram e se vendem
E os seus gestos dão sempre dividendo.
Porque os outros são hábeis mas tu não.

Porque os outros vão à sombra dos abrigos
E tu vais de mãos dadas com os perigos.
Porque os outros calculam mas tu não.

Sophia de Mello Breyner Andresen

Cristina Gomes da Silva disse...

Bom dia companheira,

só lamento que o "ti" de quem falas não leia o teu post e outros "ti" que nós conhecemos se vendam a quem lhes dê mais. Miserável mas real