domingo, 11 de fevereiro de 2007

Apesar da chuva



...e graças a todos os que disseram Sim à vida, sem ironias, nem hipocrisias, mas com amor. Apesar de tudo a mensagem passou e a partir de 2007, em Portugal, deixará de ser crime uma mulher escolher se quer ou não ter um filho não desejado. Apesar de tudo, hoje a escolha foi mais clara e as vontades mais límpidas. A nuvem da abstenção existe, eu sei, mas também é verdade que por toda a parte em que são realizados, os referendos são sempre menos frequentados do que as outras eleições. O nosso país não é excepção. Mas não me apetece abrir aqui um discurso técnico, isso fica para os analistas. Apetece-me sobretudo partilhar a alegria possível, que é bastante, a tranquilidade possível e necessária para dormir melhor esta noite e para pensar que as mulheres deste país terão, neste domínio, um futuro mais justo e menos envergonhado. Lentamente, a claridade instalou-se apesar do céu cinzento e insinuou-se no meu espírito aquela canção do Chico Buarque de que gosto tanto e apeteceu-me deixá-la convosco, como um imenso abraço.

Apesar de você
Chico Buarque
Hoje você é quem manda
Falou, tá falado
Não tem discussão, não.
A minha gente hoje anda
Falando de lado e olhando pro chão.Viu?
Você que inventou esse Estado
Inventou de inventar
Toda escuridão
Você que inventou o pecado
Esqueceu-se de inventar o perdão.
Apesar de você amanhã há de ser outro dia.
Eu pergunto a você onde vai se esconder
Da enorme euforia?
Como vai proibir
Quando o galo insistir em cantar?
Água nova brotando
E a gente se amando sem parar.
Quando chegar o momento
Esse meu sofrimento
Vou cobrar com juros. Juro!
Todo esse amor reprimido,
Esse grito contido,
Esse samba no escuro.
Você que inventou a tristeza
Ora tenha a fineza de “desinventar”.
Você vai pagar, e é dobrado,
Cada lágrima rolada
Nesse meu penar.

Apesar de você
Amanhã há de ser outro dia.
Ainda pago pra ver
O jardim florescer
Qual você não queria.
Você vai se amargar
Vendo o dia raiar
Sem lhe pedir licença.
E eu vou morrer de rir
E esse dia há de vir antes do que você pensa.
Apesar de você

Apesar de você
Amanhã há de ser outro dia.
Você vai ter que ver
A manhã renascer
E esbanjar poesia.
Como vai se explicar
Vendo o céu clarear, de repente,
Impunemente?
Como vai abafar
Nosso coro a cantar,
Na sua frente.
Apesar de você

4 comentários:

João Torres disse...

Ainda bem que o sim ganhou, não queriamos ter um blogue de "luto" depois de, claramente, ter estado na "luta" pelas ideias de quem nele escreve.

Lindo poema.

Anónimo disse...

Ainda bem que ganhou.
Haveria muitos blogues de luto, se tivesse perdido, mas mais importante, haveria muitas mulheres a correr perigo de vida e humilhações.
Bateram-se bem.
Beijinhos aos três

CCF disse...

Cada vitória, mesmo pequena, deve merecer um coração em festa. O meu está assim.
~CC~

Cristina Gomes da Silva disse...

Em festa, pois. Por todas e com todas as mulheres primeiro e com alguns homens que estão do (nosso) lado delas. Pelas nossas e com as nossas filhas, pois, e connosco também que somos MULHERES.