quarta-feira, 10 de janeiro de 2007

Frascos, pedras e tempo!

Hoje, quando fui buscar a I. à escola, passaram por mim duas crianças que não tinham mais de 5 anos. Não sei em que contexto, ouvi uma delas dizer à outra: "isso é uma perda de tempo!". Não sei porquê -parece que sei pouca coisa hoje- mas tive que olhar outra vez para confirmar a idade das crianças. Pareceu-me uma expressão demasiada adulta para aquela idade... Será que aos 5 anos o tempo já tem um valor tão elevado que temos que o aproveitar tão bem de modo a que não haja perdas de tempo! Não pude deixar de pensar o que seria que faria perder tempo às crianças ou se, simplesmente, não era ao tempo delas que se referiam.

Será que, nós adultos, não passamos a vida a dizer que não temos tempo incutindo estes ritmos frenético às nossas crianças?

Um dia li -também não sei onde, provavelmente num mail- uma história sobre como colocar pedras de diferentes tamanhos num frasco. Se começarmos por encher o frasco de areia não conseguiremos colocar mais nenhuma pedra dentro. Se começarmos por colocar as pedras grandes podemos depois colocar as mais pequenas e ainda caberá certamente alguma areia no frasco enchendo todos os espaços que ficaram livres.

Isto seria muito fácil de fazer se fosse simples distinguir as pedras grandes da areia! Muitas vezes o tempo parece não chegar para as coisas simples, e verdadeiramente importantes, da vida que por serem simples nem reparamos que são autênticos pedregulhos e que tentamos colocar no frasco apenas depois de toda a areia que nos atiram, todos os dias, para os olhos!

* Foto de Ana Red obtida em http://www.olhares.com/anared

6 comentários:

Anónimo disse...

Como somos capazes de dar tão maus exemplos. Contra mim falo.
Às vezes também me esqueço do simples e que é sempre tão grande.
Gostei muito do post.
Obrigado

CCF disse...

Parabéns pela foto: novos saberes...
Quanto ao tempo, espero voltar numa outra vida para ter o tempo que não tive nesta (dizem que "tempo é dinheiro", pensa também nisso...).
Uma coisa estou certa: um ouvido sempre pronto para os meus amigos, aconteça o que acontecer ao meu tempo(quero dizer à falta dele).
E beijo às meninas lindas
~CC~

João Torres disse...

A foto não é minha... Eu ainda estou só a praticar!

Cristina Gomes da Silva disse...

Olá companheiro,

também eu temo que a herança que vamos deixar aos nossos filhos seja um pouco mais pobre do que a que o mundo nos deixou a nós enquanto crianças. Até pode ser que a outra companheira tenha razão. Eu também acho que com tantas vontades de fazer muitas coisas, não tenho outro remédio senão regressar da terra das romãs, para fazer o que me falta, mas daí a negar a importância dos tempos pequeninos, não sei...

Anónimo disse...

Sugiro que percas um pouco de tempo aqui http://www.woophy.com/map/index.php.
Beijinhos

João Torres disse...

Obrigado Cláudia... Todas as sugestões são bem vindas!

Um abraço

JvTorres

Ps. A não ser que sejas a Cláudia Delgado, que fique registado que raramente dou abraços a desconhecidos(as), considere-se isto uma excepção!